Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the all-in-one-seo-pack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u422199880/domains/claudiaguerra.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Da Lagarta à borboleta: ações pelo fim das violências nas relações familiares - Cláudia Guerra

Da Lagarta à borboleta: ações pelo fim das violências nas relações familiares

“Borboletas me convidaram a elas. O privilégio insetal de ser uma borboleta me atraiu. Por certo eu iria ter uma visão diferente dos homens e das coisas. […]. Eu penso renovar o homem usando borboletas.” (Manoel de Barros)

Uma produção organizada por Cláudia Costa Guerra, Gercina Santana Morais e Simone Rodrigues Neves, proposta como forma de compartilhar a produção de conhecimento de pesquisadores e pesquisadoras, que, direta ou indiretamente, estiveram envolvidos com a SOS Mulher e Família — hoje SOS Mulheres, desenvolvendo trabalhos voltados ao cuidado das mulheres e seus familiares, vítimas de violências em seus diversos contextos.

A imagem da borboleta é amplamente divulgada em diversas culturas. Figura leve, ligeira e cheia de graça, colore os espaços do nosso imaginário. Símbolo de renascimento presente na natureza, nos remete a sua origem “lagarta”, ser rastejante. A metamorfose nos convida a reflexão sobre o processo da transformação e suas fases de estagnação e atividade; mobilidade e resistência. Nesse processo vale lembrar do lugar indispensável para o espaço entre o “vir a ser” e o tempo necessário de amadurecimento para que o novo ser rompa o invólucro e alcance os ares, em novo estágio do desenvolvimento. Importante considerar que nessa fase de transição, o futuro é imprevisível; e o cuidado e a proteção, fornecidos pelo casulo, tornam-se fundamentais diante das ameaças ambientais e do futuro incerto.

A SOS Mulher Família — hoje SOS Mulheres, organização da sociedade civil base para a obra, carrega desde a sua constituição, em 1997, a imagem referência da borboleta em sua identidade visual. A instituição busca oferecer às mulheres, em situação de violências, espaço de cuidado, fortalecimento e proteção, para que consigam encontrar recursos internos e apoio da rede de enfrentamento à violência, para transformarem a sua trajetória. O objetivo é intervir de modo qualificado, interdisciplinar e por meio de serviços gratuitos em casos que exigem a desnaturalização e desconstrução das relações marcadamente violentas, no âmbito de gênero, conjugal e familiar, com vistas a despertar nas pessoas atendidas o estabelecimento de novas estratégias de lidar com conflitos que se pautem pelo respeito e estejam baseadas na perspectiva de referendar-se na paz e no diálogo.

A versão digital do livro está disponível gratuitamente pelo site da Editora Pimenta Cultural. Faça o download e tenha uma boa leitura!
www.pimentacultural.com/livro/lagarta-borboleta

Equipe Vereadora Cláudia Guerra

19 de dezembro de 2024

compartilhe este post:

plugins premium WordPress