Meus 30 anos de ativismo em defesa e promoção das mulheres se deu com muitas experiências e muita capacitação para lidar da melhor forma com atendimentos, acolhimentos, busca de avanços, luta contra retrocessos, iniciativas práticas e o fortalecimento do nosso propósito de transformar a vida das mulheres, para melhorar todas as vidas.
Me preparei bastante para estar onde estou. Além da experiência adquirida ao trabalhar e contribuir para a criação de serviços voltados à proteção e promoção dos direitos das mulheres em Uberlândia, no meio acadêmico, antes do doutorado, apresentei em 1998 minha dissertação do mestrado, ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP).
Com nota máxima e recomendado para publicação, o material foi orientado pela brilhante Prof.ª Dr.ª Esmeralda Blanco Bolsonaro de Moura (USP-SP), que aprovou na banca examinadora juntamente com a Prof.ª Dr.ª Maria Izilda Matos (PUC-SP) e Prof.ª Dr.ª Eni de Mesquita Samara (USP-SP), destacando o esforço pela pesquisa realizada, a importância da temática e a riqueza da análise.
Com o objetivo de descrever, quantificar e analisar as relações de gênero violentas, e buscando entender como elas se formam e os mecanismos que sustentam, mantêm e reproduzem tais dinâmicas, explorei as complexas interações e tensões dentro dos relacionamentos, assim como o dia a dia nos órgãos de atendimento, onde se manifestam as situações de violência, as reclamações e os resultados.
Te convido a conhecer esse amplo e rico material, que norteia muitas das minhas ações como ativista, buscando sempre uma escuta ativa e sem julgamentos, focada em romper ciclos/aspirais de violência.
O material pode ser usado como referência para produções acadêmicas, respeitada a menção, dando o devido crédito.
https://drive.google.com/file/d/18GQ3svri_979pnnQGNPGrQz9tdz2TS6Y/view?usp=sharing
Vereadora Cláudia Guerra
19 de dezembro de 2024