Em um grande circuito de palestras e rodas de conversa por Uberlândia e região, cerca de 300 pessoas participaram de atividades de conscientização e capacitação.
Palestra na Escola Estadual de Uberlândia (Museu). Foto: Guilherme Rocha.
Finalizamos o Mês da Mulher, mais uma vez com um balanço positivo de ações educativas e preventivas, em escolas, instituições sociais, empresas, comunidades de diferentes regiões de Uberlândia e legislativos de outras cidades. A cada convite de palestra recebido, uma oportunidade para fortalecer o compromisso da nossa população com o enfrentamento da violência a mulher. Sempre muito bem acolhidos por diferentes públicos, de crianças a adultos, cada um(a) recebendo a mensagem conforme a sua faixa de idade, tendo a oportunidade de sanar dúvidas e compartilhar relatos.
Por cada local que passamos apresentamos o mapeamento feito pelo nosso mandato, de todos os contatos de órgãos e instituições integrantes da Rede Pela Segurança das Mulheres da nossa cidade. Um material de utilidade pública que tem sido entregue por todos os lugares que visitamos, esclarecendo onde recorrer em caso de urgência, emergência e denúncia, registro de boletim de ocorrência, solicitação de medida protetiva, acolhimento, orientação jurídica e acompanhamento da mulher em situação de violência.
Além das agendas em Uberlândia, estivemos em Patrocínio, conversando com estudantes do ensino médio e com a turma do primeiro período de Gestão Comercial em atividades na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Participamos também de uma reunião com as maravilhosas do Kalungar Juntas, projeto de assistência a mulheres em situação de violência doméstica.
A convite da Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Prata, Vereadora Ane Rose, conduzimos uma roda de conversa para capacitação de profissionais envolvidas no trabalho da Procuradoria e de outros componentes da Rede Pela Segurança das Mulheres da cidade. Na oportunidade esteve presente também a Vereadora Kezia Gomes de Tupaciguara, grande parceira de ações em defesa e promoção das mulheres na região. Em Uberlândia a Procuradoria da Mulher foi implementada pela Vereadora Cláudia Guerra, sendo ainda referência para a instalação do órgão em outras casas legislativas de Minas.
Guilherme Rocha – Assessor Parlamentar
03 de abril de 2024