Semana foi instituída oficialmente no calendário da cidade em junho de 2021.
Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2023, aconteceu a terceira edição da “Semana da Conscientização da Perda Gestacional, Neonatal e Infantil”. O evento, realizado pela Casa Manacá, foi instituído no calendário oficial do município através da “Lei Elis”, projeto de lei aprovado no mandato da Vereadora Cláudia Guerra.
A Semana foi aberta com a “2ª Caminhada Casa Manacá”, no Parque do Sabiá. Os três dias incluíram mesas redondas, com a participação de palestrantes especialistas sobre o tema. Realizada anualmente pela Casa Manacá, com apoio e participação da vereadora, a celebração tem como objetivo disseminar informação e dar visibilidade ao tema, além de contemplar a luta pelo respeito ao luto.
A Casa Manacá é um grupo de apoio formado por mulheres que sofreram perdas gestacionais e neonatais e por profissionais de saúde envolvidas com essa temática. Natália Mundim, mãe da Elis e co-fundadora do projeto, foi a maior inspiração para a criação da lei. Ela e todas as pessoas que participam da iniciativa, trabalham para humanizar o processo de luto, respeitando a particularidade de cada pessoa atendida, praticando uma escuta ativa e amorosa.
Cláudia Guerra criou o Projeto de Lei como forma de conscientizar a população, governantes e profissionais da saúde acerca de um assunto tão delicado como o luto. A vereadora entende a importância do apoio e suporte que mulheres e famílias que passam pela perda gestacional, neonatal e infantil, necessitam. “Dignificar o sofrimento e dar voz às pessoas que sofrem com a ausência dessas crianças é crucial para enfrentar esse processo doloroso”, conclui Cláudia.
Luanda Mendes – Assessora Parlamentar
20 de outubro de 2023