Encerramos o mês com a sensação de dever cumprido. Na campanha “Agosto Lilás 2023”, ano em que a Lei Maria da Penha completa 17 anos, desempenhamos diversas ações em parceria com a Rede Pela Segurança das Mulheres, com a finalidade de conscientizar a população no enfrentamento à violência contra a mulher.
Iniciamos nossos trabalhos comemorando a “Semana da Luta contra a Violência Doméstica e Familiar”, com uma Exposição na Câmara Municipal de Uberlândia. Nela, apresentamos dados sobre a violência às mulheres no Brasil e em Uberlândia, notícias de casos recentes de feminicídio na nossa cidade, orientações para reconhecer os diferentes tipos de violências e histórias de superação.
De forma muito significativa, aprovamos três leis que influenciam diretamente na vida das uberlandenses. Garantimos às mulheres o direito a acompanhante em procedimentos médicos que necessitem de sedação. Implantamos o programa “Não se Cale”, que consiste em um protocolo de ações para identificar situações de violência contra mulheres em espaços públicos e privados de lazer. Por último, mas não menos importante, instituímos no calendário oficial de eventos do município, datas de campanhas pela segurança das mulheres.
No decorrer do mês, realizamos “Blitz Educativas” e rodas de conversa em comunidades mais desassistidas de Uberlândia, abrindo o diálogo para prevenir violências e pela cultura da paz. Estivemos com nossa assessoria e diversas lideranças nos bairros Morumbi, Canaã, São Jorge e Morada Nova, no Assentamento Maná, na Comunidade das Torres e no ABC do Glória.
Como em tantas outras oportunidades durante nosso mandato, marcamos presença também em escolas de nossa cidade. Nossas palestras, voltadas para a população jovem, visam conscientizar também essa faixa etária. Educação e conhecimento protegem e salvam vidas. Em grande parte das nossas visitas aos bairros e instituições de ensino, contamos com apresentações do Grupo Teatral D!ferente.
Em todas as ações, distribuímos nosso material com as informações da Rede Pela Segurança das Mulheres. Nele estão disponíveis desde contatos de urgência e emergência a de orientação jurídica e acompanhamento. Não apenas no mês de agosto, mas todos os dias do ano, trabalhamos pela segurança e promoção das mulheres. Acreditamos que transformar a vida delas, transforma todas as vidas.
Luanda Mendes
30 de agosto de 2023