Festa do Congado: Tradição e Fé em Uberlândia

A Festa do Congado ocupa uma posição de destaque na cena religiosa e cultural de Uberlândia. Registrada como Patrimônio Imaterial Municipal, a tradicional festa em louvor à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, é uma manifestação de origem afro-brasileira.

As campanhas e ensaios para a realização da festa são iniciadas em agosto. Os Ternos de Congado rezam terços, visitam devotos e realizam leilões em todas as regiões da cidade. No segundo domingo de outubro é oficialmente o dia da Festa do Congado. Com início às 6h, uma salva de foguetes anuncia que os tambores estão a caminho. 

Foto: Antonio César Ortega.

Os grupos desfilam por toda cidade em direção à Igreja do Rosário, na Praça Rui Barbosa. Durante o decorrer do dia, há o levantamento de mastros e realização do trança-fitas, em apresentações para toda a população. Após a chegada ao destino, inicia-se a procissão que percorre as ruas do centro da cidade e retornam à Igreja do Rosário para a Coroação dos Reis e Rainhas, a coroação de Nossa Senhora do Rosário e o retorno dos grupos de Congados para seus respectivos quartéis.

A Vereadora Cláudia Guerra acompanhou de perto, mais uma vez, os preparativos, ensaios e apresentações de 2023. Mesmo antes de iniciar sua vida na política, Cláudia já participava das manifestações culturais e religiosas dos Ternos de Congado. “A Festa do Congado leva para as ruas de Uberlândia muita cultura local, diversidade religiosa e respeito. Estive com diversos ternos, reencontrando muitos maravilhosos e maravilhosas, recebendo o carinho de pessoas comprometidas com a grandeza e seriedade do evento”, disse a vereadora em suas redes sociais.

Luanda Mendes

11 de outubro de 2023

compartilhe este post:

plugins premium WordPress