Na manhã dessa segunda-feira, 8 de fevereiro, a vereadora Cláudia Guerra e parte de sua equipe de assessores e assessoras visitaram escolas municipais para verificar a adesão ao protocolo sanitário adotado pela Secretaria Municipal de Educação.
Foram visitadas as seguintes escolas, entre 7h e 9h:
Escola Municipal Domingos Pimentel (Santa Mônica); Eugênio Pimentel (Morumbi) e Mário Alves (Luizote de Freitas)
EMEIS: Professora Sônia (Mansour); Cecy Cardoso (Mansour); Cruzeiro do Sul; Augusta, no Seringueiras; bairro Luizote de Freitas.
Constatações
Nas escolas Domingos Pimentel e Mário Alves, constatamos que os protocolos foram seguidos, mas parte dos professores optaram pela paralisação por não se sentirem seguros para o retorno.
Nas escolas do bairro Seringueiras, Morumbi e Mansour, a estrutura estava sendo organizada ainda hoje cedo, com as escolas já abertas. Na Eugênio Pimentel, por exemplo, o pátio estava com mato alto, não havia sinalização e tudo estava sendo feito pela equipe que compareceu para trabalhar.
Outro ponto observado foi a falta de assistente de serviços gerais. No bairro Cruzeiro do Sul, existe apenas uma, para os dois turnos.
Fizemos um formulário para avaliar o cumprimento do protocolo sanitário. Vamos continuar visitando as escolas. Acreditamos que muitas não estão preparadas e que seria necessário mais tempo para que tudo possa ser preparado. Também seria necessária a vacinação dos professores e a contratação dos professores em número suficiente para que todas as necessidades possam ser atendidas.
Na EMEI Augusta, onde foram verificados problemas estruturais Professora Sônia, onde não havia sinalização Pátio da Eugênio Pimentel, coberto pelo mato. Eugênio Pimentel, onde a preparação acontecia hoje pela manhã EMEI Luizote de Freitas, onde tudo estava em conformidade com protocolo