Hoje, 13 de maio de 2021, completam-se 133 anos da assinatura da Lei Áurea. Um movimento abolicionista com um valor histórico para o Brasil.
Mas será que os desdobramentos desta lei continuam sendo respeitados? Nos últimos 25 anos mais de 55 mil pessoas foram resgatadas do trabalho escravo em nosso país. E, infelizmente, a população negra é a mais afetada.
O Brasil ainda faz parte do comércio ilegal de trabalho escravo, uma realidade muito triste para o país. De acordo com dados obtidos com a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, em 2019, 1054 pessoas foram resgatadas de situações análogas à escravidão. E só no primeiro semestre de 2020, mais 231 trabalhadores também foram resgatados na mesma situação.
Então essa seria uma data a se rememorar? Sim. Porém, bem mais do que isso, uma data para refletir. Em quais condições nossa população está vivendo?
Por que mesmo depois de 133 anos a população negra ainda se encontra em situações como a escravidão? Somos um país que aceita de fato as diversidades?
Temos a obrigação de sempre vigiar e apontar casos de racismo e violação dos direitos humanos. Caso você desconfie de uma situação de trabalho escravo; DENUNCIE! Disque 100.
São 133 Anos de Luta e Resistência. Viva Liberdade!